quinta-feira, março 27, 2008

Foi bonita a festa, pá!

(foto de António Silva)
na visita do Presidente à Escola Portuguesa, e no encontro com a comunidade, como não podia deixar de ser, houve vinho tinto, sangria, queijo da Serra e muito calor humano.

Com dois copos de sangria pelo meio, conheci a Ana Sá Lopes que no Diário de Notícias escreveu sobre a rua "Princesa Patrícia", que entretanto passou a chamar-se Salvador Allende. O que não está na história é o constrangimento de alguns exilados Chilenos que ali moraram depois e que tinham que ocultar o endereço de cada vez que escreviam à família.

(Patrícia Connaught era filha dos "Duques de Connaught", que era como se chamava então a rua mais bonita de Maputo, hoje "Frederik Engels", ou passeio dos Namorados)

terça-feira, março 25, 2008

Uma surpresa, aliás duas

(foto de António Silva)

O casal Cavaco Silva em Moçambique. Tenho seguido a visita sobretudo pela televisão e devo confessar que cada vez me parecem mais humanos. Então a ida da senhora à escola onde há anos deu aulas quase me comoveu. Mais logo talvez nos voltemos a cruzar num "beija-mão" que está marcado com a comunidade portuguesa. Lá terei que vestir uma camisa lavada. (Depois conto)
Agora o melhor da festa foi mesmo ver e ouvir, na primeira fila, esta senhora aqui em baixo que veio mais o Mário Laginha na comitiva do Presidente. Um espanto!

domingo, março 23, 2008

Martelada


A vaidade e a lata deste "grande lutador anti-fascista" não tem limites. Será que este barrete lhe serve?

(sobre o assunto um outro link interessante)

em directo do Tibete

Macaquinho do chinês


Para que não haja dissabores, na China os jornalistas fazem as perguntas e têm também as respostas.

Dica do nosso amigo Giuliano.

A infelicidade da professora

"A infelicidade desta professora foi estar muitos anos afastada da escola, que entretanto mudou. Durante estes anos o poder político tirou o tapete de debaixo dos pés aos professores. Os que viveram este tempo na escola foram-se adaptando, mesmo em termos de idiossincrasia e carácter, às novas circunstâncias e aos novos alunos. Esta professora não teve oportunidade de se adaptar e caiu de chofre numa escola que não era a que ela conhecia: uma escola em que se tinha invertido a relação de poder entre professores e alunos, uma escola frequentada por jovens provenientes do mundo real, muito diferentes daqueles para quem o actual sistema de ensino foi feito e que só existem na cabeça dos teóricos da educação. Se é a professora que eu conheço, a estas horas deve estar desfeita, enquanto a aluna que a brutalizou se está provavelmente a rir. E isto, não tenho vergonha de o dizer, revolta-me até às entranhas...
Se esta professora falhou, falhou com mérito. Se na escola de hoje a doçura é vício e a dureza virtude, então o falhanço é honroso e o «sucesso» que nos exigem é vergonha."

sábado, março 22, 2008

O futuro está aí

Depois dos mestres de obras e do mestrado em campos de Golfe




para quando o mestrado em equilíbrio de bandejas e copos?

sexta-feira, março 21, 2008

Rodolfo Chikilicuatre



Eis a prova de como a união Ibérica faz todo o sentido. Clic

Scoop

Sobre este o vídeo,
que já abriu todos os telejornais, e sobre o qual muito bem escreveu o Daniel, para além da minha solidariedade para com a pobre da professora, só quero acrescentar que foi uma sorte ela não ter confiscado todos os telemóveis, porque o que conseguimos ver é uma excelente reportagem. Parabéns ao autor ou autora do filme.

quarta-feira, março 19, 2008

esta cabeça não pára...

Notícias da Metrópole


Parece que além do alentejo, também noutras zonas do país profundo a procura destas ovelhinhas insufláveis tem sido enorme.

terça-feira, março 18, 2008


A propósito das fotografias de Kok Nam, um dos mais conhecidos fotógrafos moçambicanos, um amigo comum chamou-me há dias a atenção para um fenómeno curioso. Dizia-me ele que muitas das fotografias do Kok eram feitas "ao alto", mais do que é costume com outros fotógrafos, que fotografam preferencialmente com a máquina na horizontal, fazendo por isso mais fotografias "ao baixo". E a explicação que avançou foi que, como o Kok Nam é de origem chinesa, e em miúdo a sua primeira língua foi o mandarim, a sua leitura natural das coisas é, ao contrário dos ocidentais, mais na vertical do que na horizontal. Será?

link

Como é que eles hádem querer ser avaliados


... se o que eles gostem mesmo é de regabofe?

(aqui este nosso compadre exibe todo contente o bilhete para mais logo ir ao Maxime)

domingo, março 16, 2008

Antônio eu !?


Se é para passar a ser Antônio, que é como se escreve o meu nome no Brasil, não assino acordo ortográfico porra nenhuma!

sexta-feira, março 14, 2008

A rua

quinta-feira, março 13, 2008

Optimismo

"Optimista é aquele que sonha e que corre o risco de que esse sonho se venha a realizar"



"Educação para o Optimismo" de Helena Marujo.



a propósito:

uma criança de 3 anos ri-se cerca de 90 vezes por dia,
e um adolescente 20...

quarta-feira, março 12, 2008

Alguém me explica


o que querem afinal os professores? Porque o que não querem já percebi.

Chalana Gusmão


Se o Chalana não for um bocado gosmão, não vai lá.

Achas extraordinário?


Achas extraordinário que se diga que uma manifestação com esta dimensão tenha tido a mãozinha do PCP e dos Sindicatos? Pois eu acho que sem ela não teria sido possível (à revelia de muitos professores, admito). Aliás nos directos que vi aqui na Sic, um dos primeiros intervenientes a ser entrevistado já na baixa foi o Carvalho da Silva, por alma de quem? Ele é professor agora?

terça-feira, março 11, 2008

Os professores

Os professores que tenham opinião sobre a melhor forma de serem avaliados, podem dá-la AQUI.

Não existe ferro velho


"Não existe ferro velho, basta um pouco de lixa e polimento para que o ferro torne a brilhar."


A frase é do jovem artista moçambicano Mabunda.

Eu também não


"Eu não tenho dúvidas de que é o Comité Central do PCP que, neste momento, está a discutir as próximas formas de luta dos professores. O que aí se decidir será comunicado ao senhor Mário Nogueira para cumprir."
no Hoje há conquilhas

PS - Mário Nogueira que por acaso se chamava Soares e que entretanto, derivado à função, deixou cair o apelido)

quinta-feira, março 06, 2008

Tibet Tibet


Sempre gostei da Bjork, das suas músicas e da sua atitude, corajosa, como esta última na China, em que, logo no primeiro (e obviamente último) concerto gritou pela libertação do Tibet.

o filme já está no YouTube , o som é um bocado estridente mas enfim...

quarta-feira, março 05, 2008

Um coelho da cartola


Com a quantidade de obras que aí vêm, com o TGV, as pontes, e os aeroportos, e a quantidade de negócios que à volta disso se adivinham, o grande empreiteiro do regime, Jorge Coelho, foi contratado pela Mota-Engil para estudar e rever o plano estratégico do grupo para os próximos cinco anos
... e quem desconfiar de alguma coisa, leva!

terça-feira, março 04, 2008

Snobismo


O snobismo intelectual de Pacheco Pereira faz com que por vezes não enxergue mais que o próprio nariz.


(João Miguel Tavares no DN sobre a campanha de Barak Obama)

segunda-feira, março 03, 2008

Fazer pela vida

(para ampliar clic nas imagens)
na praia da Macaneta
o trabalho de um dia inteiro
se não dá para encher o bolso, dará para matar a fome