quinta-feira, fevereiro 28, 2008

O sexo casual

... e a páginas tantas, um dos comentaristas, das largas dezenas a que me refiro no post anterior, diz que o sexo casual tem um lado bom e um lado mau, só que não especifica se é o lado da frente se é o lado de trás.

Falta de peso em cima

Alô pessoal, alguém que vista umas cuecas lavadas e telefone a esta rapariga, mas não se demorem, porque só em comentários e dichotes a fasquia há pouco já tinha passado dos setenta.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

O Prozac e a teoria da batata


Já se tinha notado que o pessoal andava um bocadinho em baixo, e que não é só de agora, só que agora percebe-se porquê.
Mas, segundo uma teoria que ouvi ao escritor angolano Pepetela, os portugueses são um povo com tendências depressivas derivado ao facto de comerem muita batata.

Um novo Mugabe?


Quando jornalistas brancos são impedidos de participar num encontro entre Zuma e uma associação de jornalistas negros, a África do Sul prepara-se para ter também o seu Mugabe.
BBC África

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Tagarelas

Gosto da expressão, tagarela, acho-a engraçada, enrola-se bem na língua, tem qualquer coisa de onomatopaico, e mais ainda quando o predicado combina bem com o sujeito, como neste caso, por exemplo, em que um dos mais famosos tagarelas do regime, mais cedo ou mais tarde havia de morder a língua.

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

e não se pode liga-los à tomada?

TOMADA DE POSIÇÃO - FEVEREIRO 2008

1) UM DIFUSO MAL ESTAR

Sente-se hoje na sociedade portuguesa um mal estar difuso, que alastra... (É este o tal documento da Sedes que parece ter agitado algumas consciências lusitanas)

Chapada


Segundo me dizem, os semi-transportes colectivos da cidade, os famosos "chapas", entraram de novo em greve esta manhã. Curioso é que alguns motoristas, ao tomarem conhecimento via telefone, e ainda em viagem, deram meia volta e não deixaram sequer sair os passageiros. Levaram-nos de volta à origem. Entretanto, como de costume, no blog do prof Carlos Serra vai havendo informação actualizada.

domingo, fevereiro 24, 2008

sobre a Obamamania

"Escolher um presidente por ser negro é pior do que rejeitá-lo pela sua cor."

Esta frase, que podia ser minha, encontrei-a ao acaso num blog com um nome tão romântico quanto intrigante, "Ana de Amsterdam", onde entre muita outra coisa interessante se pode ver este filminho.

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Timbila

O realizador holandês Frank Diamand, com quem tive o prazer de trabalhar há uns anos em Angola, e de quem fiquei amigo, realizou em 2001 um documentário sobre a vida e a arte do mestre Venâncio, "Keep the Timbila Playing". Ontem, no Instituto Camões de Maputo, foi com uma enorme emoção que encontrei o artista e vi que não só a Timbila continua a tocar como tem vários jovens continuadores. Pena é que um criador como este tenha que viver hoje da caridade e da ajuda de alguns amigos.

adenda: ... mas sobre o assunto, melhor que eu escreve o meu amigo JPT.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

do berço da Nação

porque parece foi ali que tudo começou, um excelente blog que entra directamente para a lista aqui ao lado.
de Guimarães...

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Mankew


passar uma tarde a trabalhar com um dos nomes grandes da pintura moçambicana, além de um privilégio é uma grande alegria

no fim do trabalho, um autoretrato com o artista e a equipa

Adenda: uma especial dedicatória para a Olga

quarta-feira, fevereiro 13, 2008


Talvez não se perca grande coisa, mas é muito possível que o blog fique em banho maria durante os próximos dias. É que são mais de seiscentas páginas e eu fiquei agarrado logo na primeira.

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Com isto da democracia

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Sobre o boato

Sabendo-se que somos todos e cada um de nós o veículo de um boato, pergunto-me na minha ingenuidade se não se poderia combater o fenómeno indo em sentido contrário. Isto é, de cada vez que alguém nos sussurre qualquer coisa ao ouvido, ou por sms, em vez de logo a seguir ajudarmos a espalhar a "notícia", porque não perguntamos antes à nossa fonte a origem da informação, e tentamos persuadi-la a fazer o mesmo, seguindo o boato em sentido contrário?

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Porque não andam de taxi?

Os moçambicanos não param de me surpreender. Nestes dias difíceis em que não há transportes, nem públicos nem privados, a maior parte das pessoas sai de casa, a pé, às cinco da manhã, para conseguir chegar ao trabalho, muitas vezes já depois das nove. E, para que se saiba, uma empregada doméstica, trabalhando todos os dias, ganha aqui cerca de 40 euros por mês (sim, leram bem, 40 euros) e com sorte, 80, que é o que ganha um polícia. Este povo bem merecia ter quem se preocupasse mais com ele.

Entretanto o trabalho continua

no atelier de Vitor Sousa, um artista plástico no mínimo surpreendente, durante a preparação de um catálogo.

terça-feira, fevereiro 05, 2008

motins em Maputo


Com a devida vénia, deixo aqui o link do sociólogo Carlos Serra com o relato dos acontecimentos de hoje em Maputo actualizados quase ao minuto.

Reinata





Um privilégio e uma sorte, ir ao Museu da Cidade, conhecê-la e vê-la trabalhar.
A escultora Reinata Sadimba.

Yes we can!


Impossível ver e ouvir isto sem um arrepio.

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

A cornada da Palanca

(um post quase em directo)

Há festa aqui em casa agora que o Manucho empatou o jogo, sobretudo depois do penalty oferecido àqueles camelos.

...foda-se!!! O Egipto voltou a marcar. Cabrões!