terça-feira, dezembro 29, 2009
um abraço para Flora
"A Flora pegou em armas sim, não durante a guerra colonial, que é demasiado jovem para isso, mas na guerra civil, entre a FRELIMO e a RENAMO, aquela que, como sabes, durou entre 1976 e 1992 e que terá provocado qualquer coisa como um milhão de mortes.
Flora Alberto Ngume contou-me em poucos minutos a sua vida..."
domingo, dezembro 27, 2009
post natalício com a participação de António Lobo Antunes
"Talvez os momentos que tive mais próximos daquilo a que se chama felicidade me aconteceram quando fazia um parto
eu resolvia os problemas que as mulheres ou o meu colega feiticeiro não eram capazes de solucionar, quando acabava saía do casinhoto da enfermaria como se tivesse ainda nas mãos uma vidinha trémula e achava-me feliz."
quarta-feira, dezembro 23, 2009
domingo, dezembro 20, 2009
as razões do sucesso (uma das)
"Eu tinha desenvolvido uma ideia, segredada prudentemente aos companheiros mais chegados, de que a incompetência militar era a nossa melhor arma. Muitas vezes constatei não termos caído numa fatal emboscada apenas porque, por uma razão menor, nos tinhamos atrasado na marcha. Também nas guerras que se seguiram havia a apontar factos semelhantes, operações que se realizavam com êxito por serem destituídas de toda a lógica. Eu costumava dizer, naqueles tempos em que os computadores não tinham uso tão generalizado, que a nossa imprevisibilidade por falta de preparação era tão grande que quando os tipos da CIA ou da Inteligência sul-africana enfiavam os dados no computador, relatando as nossas acções, reacções e contra-reacções, queimavam os sistemas todos, por incompatibiliidade absoluta. E nós passávamos incólumes."
quinta-feira, dezembro 17, 2009
"Fábulas"
"Fábulas" foi ontem apresentado no Instituto Camões de Maputo. Trata-se de uma recolha de belíssimos contos da tradição oral de Cabo Delgado, a província mais a norte de Moçambique, e foi passado à escrita por António Cabrita. Parabéns!
" ... o ideal seria que esta nossa versão destas histórias - numa recriação assumidamente literária - não fosse a derradeira, mas que ela por sua vez motivasse novos influxos e acrescentos, no labor anónimo que urde a mágica tapeçaria dos povos." AC
sexta-feira, dezembro 11, 2009
e o La Féria já fechou a chafarica?
O Inatel levou um grupo de terceiridosos a ver uma peça de teatro modernaça ao S. Luís e eles não gostarem. O que é que queriam? Já não há Feira Popular, o Parque Mayer acabou, porque é que ninguém se lembrou de os levar ao Jardim Zoológico?
quinta-feira, dezembro 10, 2009
A massa de que eram feitos os "Pides"
A revolução de 74 acabou com a Pide, mas não acabou com a massa de que aquela gente era feita: