sábado, junho 25, 2005

A sopa

Ultimamente vários jornais se têm referido ao particular gosto dos portugueses pela sopa, e referem o facto dos Mac Donalds e outros junk foods já a terem incluído nos seus menus. Até fiquei a saber que somos os recordistas da sopa, quer no primeiro quer no terceiro mundo... Depois disto, não posso deixar de enaltecer aqui uma verdadeira instituição nacional, tantas vezes esquecida, tantas vezes apoucada. Qual Maria da Fonte qual carapuça, qual padeira de Aljubarrota, nem mesmo a Catarina Eufémia ocupa um lugar tão importante no imaginário português como ela, sobretudo no masculino. Refiro-me à Sopeira portuguesa!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sou testemunha da paixão dos portugueses pelas sopas. Meu pai era português e t-o-d-o-s os dias lá em casa tinha sopa no cardápio. Ele já faleceu há muitos anos, mas mantive a tradição. Agora que é inverno aqui no Brasil uma sopa cai muito bem. A de hoje será caldo verde. :-)

5:45 da tarde  
Blogger Graza said...

Eu sou mais, sopa-na-sopa. Mas para os doidos da sopeira, recomendo "O Congresso da Sopa" (ou um nome parecido) que se costuma realizar em Tomar, no Verão. O ingresso dá direito a sopas ilimitadas. Nunca comi tanta sopinha na vida...

10:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home