quinta-feira, junho 09, 2005

A minha primeira aula

de política, aconteceu há muitos anos numa terra que, vá lá saber-se porquê, alguém baptizara de Nova Lisboa e que entretanto tinha voltado às origens. Huambo. Assistia eu a uma reunião em que se punha em causa a capacidade de um determinado fulano para ser o representante do poder central naquelas paragens. Uma espécie de governador provincial. Depois de ouvir algumas acusações o visado tomou a palavra: «A mim, há alguns aí que acusam-me de incompetência... está bem, pode ser. Mas é preciso ver. É incompetência política ou é incompetência profissional? Porque por exemplo, o nosso camarada Pacavira, que está aqui ao nosso lado, também é ministro dos transportes e não percebe nada de transportes... Mas orienta o ministério segundo a linha política do partido.» Entretanto o tal Pacavira, que era amigo pessoal do Presidente, enquanto este foi vivo, além de ministro dos transportes foi também ministro da agricultura e de mais uma data de outras coisas que eu não sei porque entretanto enchi o saco. A segunda aula já foi cá quando percebi que afinal aqui as coisas não eram muito diferentes.