terça-feira, outubro 07, 2008

Beleza a preto e branco

Serão as meninas brancas mais bonitas que as negras?

A propósito, também vale a pena ler isto.

5 Comments:

Blogger jpt said...

não li o estudo, só o post do Diario de um sociologo. E pelo post não me parece que o estudo afirme isso

9:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Excerto da conclusão do estudo (encontrado no Diário de um Sociologo):
"A associação da cor branca a elementos como a paz, pureza e doçura e da preta como de algo triste e diabólico, entre outros veiculados pelas ideologias da dominação colonial, ajuda a esclarecer a preferência por uma cor em detrimento da outra"
Embora a frase esteja retirada do contexto, lá vem a referência ao colonialismo. A pobreza que continua a ser associada a África e a riqueza à Europa (e daí, provavelmente, a escolha que as crianças fizeram)continua a ser responsabilidade do colonialismo? Para quando o assumir das responsabilidades próprias? Porque será que a conclusão é, para a cor preta, "algo triste e diabólico?" Para estudo científico parece-me demasiado tendencioso.
Ofélia

10:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Claro que é tendencioso. O colonialismo continua a ser bode expiatório para muita coisa.

Pergunto: porque é que as asiáticas querem ter a pele clara? porque é que as multinacionais da indústria cosmética e alimentar prometem cremes a refeições que tornam a tez mais clara?
Será também por isso que a primeira boneca angolana é uma autêntica barbie, mulata? Já é mais do que hora de se exorcizarem fantasmas.
Vamos ser sérios e responsáveis. Deixem-se de demagogias.
M

6:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pra min isso e racismo pq a parte preta e obscura e so a branca que e a paz??
num tem nada a ver.... queria sabe quem foi o louco que falou isso

10:50 da tarde  
Blogger Valdir dos Santos said...

Anônimo, porquê. Tem medo de quê? Talvez por causa da vergonha que sente. Ingenuidade, tenta ocultar a sua culpa, ou a sua ignorância o faz ignorar o seu papel na historia. Os fatos relatados existem de verdade. Não podemos ignorar porque as consequência são terríveis. Há dois lados da questão. O branco europeu precisa aceitar que fez o mal feito e o negro africano deve entender que o produto do saque colonialista já não sustenta o modo de vida europeu e agora, virá o saque liberal.Vem aí a nova fase. Porque com toda a cultura quem tem, continuam os espoliadores insensíveis de outrora. É por isto que é necessário entender já o mal que perpetraram, Não pagaram ainda pelo mal feito e aí encontram justificação para novo extermínio. É para que serve a Seleção Natural das Espécies de Charles Darwim. Fazemos os negros africanos seres humanos infantis, homens a serem tutelados e os tratamos como animais e diante da supremacia dos brancos, serão exterminados para que os europeus sobrevivam a custa de seus recursos. O que Darwin aplicou aos aninais aplicam a si mesmos desde tenham vantagens para garantir as conquistas da CIVILIZAÇÃO. (/SELVAGEM)

Que farão os "selvagens negros" armados de kalashnikov contra os modernos armamentos de europeus e americanos.

10:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home