segunda-feira, março 19, 2007

Ainda agora chegaste ...

Ainda agora chegaste e já estás a mandar palpites? Isto está muito bem assim, dizia-me há dias o Zé Teixeira quando eu lhe falava das minhas primeiras impressões e de como achava que "com uma varridelazinha nas ruas isto ficava perfeiro". Entretanto passaram-se uns dias, e aos poucos fui reparando que quanto mais cedo me levanto mais limpas encontro as ruas, e já me habituei a acordar ainda de noite ao som arrastado das vassouras nos passeios acompanhando os galos. Os porteiros e os guardas dos prédios fazem questão de ter tudo num brinco assim que o dia começa, que aqui nasce por volta das cinco e às seis horas o sol já queima. O pior são as pessoas que vêm depois e sujam tudo, e depois o vento que vem e espalha o resto. Mas mais pior ainda são os automóveis que tomam conta da cidade com os seus condutores assassinos que guiam com uma mão no volante e outra na buzina, que usam em permanência em vez do travão. As passadeiras não servem rigorosamente para nada, e os peões parecem alvos a abater. E a praga deve ser contagiosa. Ao fim de uns dias de condução na cidade, asseguram-me, ninguém resiste a uma boa buzinadela. Uma outra coisa que me estranha aqui é que quase não se vêem cães na cidade, a não ser uns poucos, muito poucos, e sempre pela trela dos donos, ou dos criados dos donos com um ar chateadíssimo. E também não se vêem gatos, nem um sequer. Imagino que esta cidade deve ser um paraíso para os ratos, e parece que é. Ainda não vi nenhum, mas já me disseram que parecem coelhos, não sei se pelo tamanho se pelo sabor.

Este fim de semana estive na Ponta do Ouro,



uma praia no extremo sul de Moçambique junto à fronteira, infestada de boers, mas onde os moçambicanos também se divertem.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Moçambique deve ser lindo, mesmo. :-)

Mudei-me. Deixei o Port Moresby e agora estou aqui: http://vera-alves.blogspot.com

5:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Mais pior ainda????..." são os homens que fazem tão pouco! quem trabalha sol a sol nos campos são as mulheres ou as filhas com 6 anos que já são responsáveis pelos irmãos mais novos.

5:36 da tarde  
Blogger Erecteu said...

Ora bem, a caneta começa a aquecer!
Um abraço

10:24 da tarde  
Blogger Toix said...

Tem graça que quem vai agora a caminho de Port Moresby parece que sou eu, já só falta meio caminho.

7:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home