quarta-feira, novembro 09, 2005

Cartas da guerra

"Há tempos, aquando do almoço (do batalhão a que António Lobo Antunes pertenceu em Angola), apareceram vários soldados de então, e houve quem dissesse que eu gostava de me dar com gente modesta. Eu respondi-lhe: Os meus soldados eram príncipes. Passaram pelo que passaram sem um queixume, sem uma lamechice. Foram eles que mudaram a minha visão do mundo, e foi graças a eles que eu percebi que tinha que intervir escrevendo."

no Jornal de Letras, sobre as "Cartas da guerra", de Lobo Antunes.

7 Comments:

Blogger TR said...

eu por acaso tenho uma enorme paixão por este homem. Creio que gosto mais das entrevistas e das crónicas do que de alguns dos seus livros, o que é fácil de compreender!!

bj

9:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

... então veja o último JL e o que lá vem sobre o próximo livro dele, feito pelas filhas, com as cartas que ele escreveu de África para a mulher.

1:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Muitos gostam, outros nâo! A discusâo esta aberta ao bom senso, e nâo ah obestinaçâo!Para isso ja chega Pierre Assouline.Creio que foi no fim de 62, fui a casa d'um tenente-coronel quase em frente dos Geronimos.Éra um bom tipo,gostava de falar com ele e o major Osorio, os quais éram amigos e nâo pretensiosos.
Para um pequeno soldado,éra muito!Mais que o major Osorio, no fim da minha disponibolisaçâo sabendo que eu tinha dado o salto,disse-me tem cuidado e se precisas d'ajuda conta comigo.OK, o tenente-coronel tinha um quadro onde via-se um homem a cavalo,numa campanha por baixo estava escrito..filho da puta.. numca tive corajem de perguntar a significaçâo.Antes de passar a arma ah esquerda..gostava de saber.Obrigado

8:10 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acho que o Toix já sabe o que eu acho deste senhor... o melhor escritor português contemporâneo. :)

7:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já sei, já sei. E se ainda há alguns príncipes em Portugal, este será um deles. Provavelmente lá nos veremos de novo dia 18...

9:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Dia 18? Onde? É o lançamento do livro?
Ainda não tive oportunidade de ler o artigo do JL, espero fazê-lo amanhã.

9:15 da tarde  
Blogger Elvira said...

Olha que às vezes, este senhor é mentiroso...

1:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home