Ainda o Che
Ou porque não se viu o filme todo até ao fim, ou porque a leitura da História é apressada, é bom lembrar que quando o Che abandonou África, desiludido com a qualidade dos homens que tentou ajudar na luta pela libertação, Kabila entre outros, partiu com a célebre frase: "Com líderes destes, África pode contar com outros quinhentos anos de escravidão". Não sei se a História o absolverá, mas está a dar-lhe razão.
2 Comments:
Ernesto Guevara chegou a África a dizer como se deviam fazer as revoluções e as guerras de independência. Mandamentos, estratégias, atitudes. Disseram-lhe que não era assim: foi-se embora com impropérios (kabila no a posteriori serve para legitimar os tais impropérios, kaunda ou mondlane talvez os ilegitimem, não?) sobre a mediocridade alheia. Foi morrer numa parvoíce militar sem qualquer sucesso nem apoio popular enquanto outros tiveram sucessos, relativos, na sua luta e apoios populares.
Entenda-se, não escrevo defendendo os lideres africanos de então. Mas contrapô-los a Guevara, medíocre personagem, desconhecedor, chegado "do alto" da sua branquidão, para dar lições sobre o que desconhecia, francamente ....
Não entendo o que quer dizer com "sucessos relativos". Que uns poucos, os novos cipaios, estão óptimos, enquanto a grande maioria está pior que nunca?
Enviar um comentário
<< Home