quinta-feira, setembro 01, 2005

Mudar de vida

mudando o comportamento. Introduzir o inesperado para quebrar a rotina e mobilizar a ajuda de todos os sentidos ao longo do dia. Escrever ou escovar os dentes com a mão esquerda para exercitar a metade direita do cérebro que controla a mão esquerda, normalmente não usada para essas coisas. Vestir-se com os olhos fechados, forçando a utilização do sentido do tacto. Fazer novas combinações com a comida, virar fotos de cabeça para baixo para concentrar a atenção, usar um novo caminho para ir para o trabalho. As actividades sociais também entram no programa. Ir de boleia para o trabalho ou conversar com o vendedor de jornais, por exemplo. A ideia é que novas interacções com pessoas desconhecidas desencadeiem reacções emocionais, além de quebrarem a rotina. Problemas novos fazem funcionar muitos mais neurónios no córtex do que outros que podem ser resolvidos sem pensar, e de forma automática. A rotina proporciona pouco exercício ao cérebro.
(Esta dica encontrei-a aqui, e não custa nada tentar)

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito interessante. Já tinha lido (e falado: http://portmoresby.blogspot.com/2005/03/neurbica-ginstica-do-crebro.html) sobre isso mas raramente me lembro de pôr em prática esse tipo de coisas. É que para operações rotineiras andamos sempre com o piloto automático ligado e é difícil quebrar certas rotinas.

12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu gosto de quebrar a rotina e procuro fazer caminhos diferentes dos habituais. A repetição mecânica emburrece mesmo. Me lembra aquele filme do Charles Chaplin.

6:30 da tarde  
Blogger Toix said...

Gostei do verbo emburrece. Não conhecia mas está mais que certo, esse dois em um que só podia mesmo vir do Brasiu. Obrigado Ana Maria.

8:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Toix, de nada. Os portugueses não usam o verbo emburrecer?!?!

10:04 da tarde  
Blogger Toix said...

Não, não usam, apesar de muitos estarem completamente emburrecidos.

10:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home