sexta-feira, novembro 19, 2004

Já se sentem os sinais

O Homem sempre precisou de uma estrelinha no horizonte para o fazer avançar. Sempre assim foi, e provavelmente sempre assim será. E alguém que queira explicar isto que explique. O problema é que quem lá põe as estrelinhas - que já foram várias ao longo da História - ou delas se tem apoderado, mais tarde ou mais cedo acaba por desencadear a barbárie. Assim tem sido sempre. Foi com o Cristianismo, que desembocou no Santo Ofício, em que quem não acreditava ia direitinho para a fogueira. Foi a Revolução Francesa que também provocou a carnificina que se sabe. E mais recentemente o Nazismo, o Comunismo e o fundamentalismo Islâmico. Tudo estrelas no horizonte dos homens que acabaram por levá-los às maiores barbaridades.
Hoje, no chamado Mundo Ocidental que acaba por ser todo o Mundo, a estrelinha magnética é o dinheiro, e a sua religião a Economia de Mercado, que como todos os totalitarismos, também irá acabar mal.

2 Comments:

Blogger mfc said...

Tocaste nos períodos negros todos e este não o é menos.

10:58 da tarde  
Blogger Graza said...

Alçada Batista disse mais ou menos isto: "...deitámos abaixo o Muro mas falta-nos descobrir outra forma de nos governarmos porque esta também não serve".
Marx, também, mais ou menos previa: "... que o Capital haveria de ruir sobre as suas próprias estruturas".
E agora o Dr. diz que: "... e a sua religião a Economia de Mercado, que..., também irá acabar mal".
Aqui estão três pensamentos sobre os quais muita gente não quer nem pensar, mas lá que é urgente, é.

8:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home