quinta-feira, novembro 18, 2004

O cabo Gericota

era um mulato pequenino e sorridente, enfermeiro naquele destacamento militar. Uma manhã, ao içar da bandeira, exibição diária aos indígenas da soberania portuguesa, coube-lhe a ele ficar junto do mastro - um enorme tronco de eucalipto polido e espetado no meio do terreiro que servia de parada - e iça-la ao toque da corneta. Com os soldados perfilados em volta e em continência, não tinha a bandeira subido ainda um metro ou dois, e eis que o Gericota larga o fio e a bandeira, e se abraça firmemente ao poste abrindo as pernas e gritando para os outros: Fujam, fujam que esta merda vai cair!
Todos olhámos para cima e de repente, era cada um para seu lado em debandada geral, enquanto ele, num esforço hercúleo, tentava evitar o desastre. Só uns segundos depois percebemos que eram as nuvens baixas que passavam velozes por cima que davam a ideia da queda. Mas o corajoso cabo lá se aguentava com o seu sangue frio a segurar o mastro até que se apercebeu envergonhado da risota geral.
Calucinga 1971

9 Comments:

Blogger AS said...

... Ó rapariga! Olha que isto faz eco!...

5:21 da tarde  
Blogger Toix said...

Epá, a gaja enganou-me. E eu a pensar que tinha muitos leitores...
Bem, mas sempre é melhor uma boa que duas a voar!

5:27 da tarde  
Blogger AS said...

Olha, olha... Não me digas que acreditas que o número de comentários é equivalente ao de leitores?! Nah... Se fosse assim eu já tinha encerrado actividade. Ou não. ;)

8:39 da tarde  
Blogger Toix said...

Obrigado André pela sua visita e o seu interesse. O cabo Gericota veio a ser mais tarde oficial da Polícia Angolana (foi a última vez que soube dele). Calucinga era um minúsculo povoado num cruzamento de estradas, oitenta km a norte do Bailundo, em Angola.
Um abraço.

9:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Natural de Calucinga envia-te um enorme abraço.Que a sorte e a fortuna estejam contigo.

11:09 da tarde  
Blogger catalao said...

Interessante a sua historia, poderá estar ligada talvez ao meu bisavô que Gericota que andou por Angola.

1:22 da tarde  
Blogger catalao said...

Ninguém percebeu a piada, o cabo enganou o pessoal e a seguir foi dormir a sesta.

9:47 da tarde  
Blogger Unknown said...

Olá ,Catalão também sou neta de um Gericota "Jorge de oliveira Gericota" cujo o seu filho Abel de oliveira Gericota é o meu avô, estamos a procura d família Gericota em Portugal.
Se puder a saber mais das nossas origens agradeceríamos

10:12 da manhã  
Blogger Unknown said...

Olá, André sou neta do Gericota de certeza que foi o meu bisavô Jorge Gericota que emigrou para Angola no séc.xx porque o meu avô chamou se Abel de oliveira Gericota , estou a procura da origem da família Gericota em Portugal se poder me ajudar , agradeceria muito.obrigada

10:21 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home