domingo, abril 25, 2004

ONDE É QUE ESTAVAS NO 25 DE ABRIL?

No dia 25 de Abril de 74 eu tinha vinte e cinco anos e estava no interior de Angola, em Cacuso, perto de Malanje. Nessa madrugada apanhei o comboio para Luanda, sem imaginar as notícias que me esperavam.
Às duas da tarde, saído da estação, de saco às costas e a pé pela avenida Marginal, cruzo uma cara conhecida que me diz:
- Então, já soube das notícias?
- Quais notícias? (eu acabava de desembarcar de outro mundo)
- Parece que houve um golpe em Lisboa, ainda não sabe?
Fiquei a saber. Depois seguiram-se todas as histórias conhecidas, e mais as outras desconhecidas...
Acabou a guerra. E começou outra guerra, bem pior. O que eu não podia imaginar naquela altura, era que a minha terra se iria transformar naquilo que é hoje. Numa vergonha, sobretudo para mim. Mas isso não foi culpa do 25 de Abril. Os capitães, apesar de ingénuos, foram bem intencionados.
UM MUITO OBRIGADO na mesma.
VIVA O 25 DE ABRIL, sempre!