terça-feira, dezembro 11, 2007

Copy/paste

João Paulo Guerra

"A Cimeira UE / África provou que os conceitos de ditador e de corrupto são relativos, de geometria variável: isto é, há ditadores bons, como haverá corruptos sérios."


De acordo com a Amnistia Internacional estiveram em Lisboa para a Cimeira dez ditadores que cometeram crimes contra os direitos humanos. Os corruptos não estão contabilizados, embora os países de alguns dos participantes na Cimeira figurem nas tabelas da maior e mais generalizada corrupção do mundo. Entre as estrelas que abrilhantaram a Cimeira contava-se o «pior ditador do planeta» e o tirano do «país mais perigoso do mundo». No currículo de alguns dos ilustres visitantes contam-se práticas como a da tortura, eliminação de presos políticos, prisão e assassínio de opositores. A civilizada Europa apertou mãos sujas de sangue em nome das conveniências, dos interesses, do oportunismo, confirmando a suspeita de que os princípios estão metidos na gaveta, se é que não passaram definitivamente à história.

Fica então a saber-se que a questão dos Direitos Humanos é meramente instrumental e serve apenas como arma de arremesso contra os ditadores que não são «nossos amigos», os que contestam mais ou menos violentamente o sistema económico que rege o mundo rico e produz o mundo pobre. A questão com Cuba, por exemplo, não tem a ver com a democracia mas com a propriedade dos casinos.

A Cimeira proporcionou chorudos negócios particulares e deixou a promessa de milhões para África. Nem um cêntimo chegará à grande maioria dos africanos pobres. Mas algumas riquíssimas famílias africanas agradecem e a Europa fica de consciência sossegada e à espera das contrapartidas. E uma dezena de tiranos viu a tirania agraciada em Lisboa.

(João Paulo Guerra é nosso colaborador involuntário mas quem lhe paga é o Diário Económico)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O dedo na ferida!!!

E muito bem...

Bjs


E Bom Natal para ti em qualquer lugar do mundo!

Cris Garcia

11:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi Antônio

Salve, salve.
Um oi daqui no frrrrrrio.
Estou gravando os dvds do curso e não tenho nenhuma imagem daquele dia aberto ao público, vc em frente da exposição, a demostração da animação em areia...não querendo abusar..., mas abusando quand même, vc poderia me emailar algumas fotos? (elas teriam de ser em haute definition).meu mail vivianaltman@free.fr
Um grande abraço e boas festas pra ti e pra tua familia!
Vivian

9:09 da manhã  
Blogger Vasco Coelho said...

Apenas para enviar um abraço de Boas Festas e Excelente 2008!

2:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home