sábado, novembro 10, 2007

O cientista empírico



Eu não sei se existe o estatuto de cientista empírico, tal como existe o de cientista científico propriamente dito, mas é muito provável que sim. Tal como existiram em tempos os alquimistas, que estudavam os materiais de uma forma empírica, a ferro e fogo, enquanto se esperava por um tempo que havia de chegar, em que os seus sucessores ganharam uma nova credibilidade inventando e criando microscópios, raios x, raios lazer, computadores e toda a parafernália que os ajuda hoje nas suas pesquisas e que serve para atestar a justeza das suas teses e a veracidade das novas descobertas. Mas tudo isto só acontece no domínio da Matéria, com a Física e com as outras ciências mais ou menos exactas. Porque tudo aquilo que actualmente ainda não pode ser fisicamente estudado, porque não pode ser tocado nem visto, fica para o domínio da intuição, da reflexão, da dedução, ou da especulação. E é aqui que, qual alquimista do pensamento, aparece o cientista empírico, que à falta de meios técnicos faz as suas deduções e as suas descobertas servindo-se apenas da sua intuição.

O sono, por exemplo, ou o fenómeno dos sonhos, não podem ser observados ao microscópio nem estudados na ponta do bisturi. Nesta matéria, tudo o que se sabe, ou se pensa que sabe, é fruto apenas da reflexão e da dedução. É verdade que os cientistas, os propriamente ditos, já foram muito longe no estudo do sono, fazem-se ressonâncias magnéticas, estudam-se as suas diversas fases, os movimentos oculares, a variações dos ritmos cardíaco e respiratório, etc. Mas ainda se está muito longe, suponho, de se puder transpor para um ecrã e perceber as imagens que nos surgem nos sonhos, umas vezes confusas, outras vezes espantosamente claras, e outras ainda completamente alucinantes, e saber qual a sua origem. Serão esses “filmes”criados no próprio cérebro? Ou virão de algum lado, funcionando o cérebro apenas como receptor?

(continua)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não sei... mas espero não ter de passar por esse ecrã de leitura dos sonhos,se por um lado não os quero conhecer, por outro não quero que os vejam para estudo !!!!
Bjs Olga

12:12 da tarde  
Blogger Toix said...

Parabéns. Visto que conseguiste ler tudo até ao fim podes passar pela caixa que tens direito a prémio.

2:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home