sexta-feira, junho 15, 2007

Cheirar à Mãe

A saudade, esse sentimento que os portugueses pensam que inventaram, só porque conseguem designa-lo com uma única palavra, é verbalizado noutras culturas e noutras línguas de maneiras muito diversas. Um amigo de Pemba, no norte de Moçambique, disse-me que na sua língua materna, muito próxima do Swahili, para se dizer que se tem saudades da mãe, por exemplo, diz-se que "está a cheirar à mãe". Curiosa esta ligação à terra, este apelo aos sentidos para se expressar um sentimento.

7 Comments:

Blogger Filipe said...

Muitas vezes me acontece estar a cheirar à toix.

12:43 da manhã  
Blogger Rosa Brava said...

Já me têm dito, gosto do teu perfume... deixa-me cheirar-te...

Saudade... essa palavra mágica, que poucos sabem definir.

Um abraço ;))

9:32 da tarde  
Blogger Toix said...

Um abraço a todos e em especial ao Filipe, meu amigo de sempre. Estamos juntos!

11:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Toix!

Um convite para passar no meu blog e se concordares divulga o meu sonho!

Obrigada! :)

bj

Cris ( objectiva3)

11:47 da tarde  
Blogger Erecteu said...

Pois é!
Já sinto falta da tua katinga.
Um braço que abraço não dá, tás longe, pá.

12:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

4:28 da tarde  
Blogger Filipe said...

Fazes-me perceber que a distância é somente mais uma ilusão humana. Quiçá, a maior de todas!

10:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home