sexta-feira, janeiro 13, 2006

A estratégia de Alynski

Dez regras práticas para levar a cabo uma revolução.

1- O poder não é o que você tem, mas o que o seu adversário imagina que tem.

2- Saia do campo da experiência do seu adversário. Invente novos terrenos de luta em que ele ainda ignora as regras. Combata o inimigo com as suas próprias armas.

3- Utilize para o atacar os elementos do seu próprio código de referência.

4- Numa confrontação verbal, o humor é a arma mais eficaz. Se se conseguir ridicularizar o adversário, ou melhor, levá-lo ele próprio a cair no ridículo, será muito difícil que recupere.

5- Uma táctica não deve nunca tornar-se rotina, sobretudo se funcionar. Repita-a várias vezes para lhe medir a força e os limites, e depois mude-a. Tente usar uma táctica exactamente inversa.

6- Mantenha o adversário na defensiva. Não deixe que ele diga, "Tenho uma pequena vantagem, aproveitemos para nos organizarmos". Devem utilizar-se todos os elementos externos possíveis para manter a pressão.

7- Nunca fazer bluff se não se tem os meios de passar aos actos. Se não, perde-se toda a credibilidade.

8- Os aparentes handicaps podem transformar-se nos seus melhores trunfos. Reivindicar cada uma das suas particularidades como uma força e não como uma fraqueza.

9- Focalizar o alvo e nunca o mudar durante a batalha. É necessário que esse alvo seja o mais pequeno, o mais preciso e o mais representativo possível.

10- Se se obtém a vitória, é preciso ser capaz de a assumir e ocupar o terreno. Se não houver nada de novo a propor, de nada serve deitar a baixo o poder instituído.

(Saul Alynski foi um agitador hippie americano dos anos setenta)



clic na imagem