sexta-feira, novembro 25, 2005

Luanda 1971


"Luanda está longe de ser uma cidade vivível: Toda ela é uma espécie de Areeiro de província, com o mesmo pretensioso gosto suburbano, e os brancos daqui têm todos o mesmo indefinível aspecto de vendedores de automóveis daí, de patilhas sem classificação social, camisas transparentes, e mulheres tipo locutoras de rádio, demasiado bem vestidas para serem inteiramente honestas. Os musseques são uma espécie de bairro da Boavista ampliado, em que os moradores fossem todos jogadores do Benfica. Só a terra é que é vermelha, como a areia dos estádios, e as noites cheias de murmúrios de insectos e de folhas, mergulhadas num mormaço de suor."
(A primeira carta de Luanda, de António Lobo Antunes à mulher)

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

quando voltas cá? estamos à tua espera...

8:08 da tarde  
Blogger TR said...

Gosto imenso do Lobo Antunes. Ainda não li estas cartas, mas pela amostra aqui deixada, devem ser fabulosas!!

11:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a tropa tuga nos anos 70 era toda igual : ou descobriam logo um esquema negocial , ou queriam fazer a revolução das " puetas " logo no dia seguinte a lá chegarem . Pelos vistos o António aprendeu alguma coisa com a arte de transformar algumas mulheres bem vestidas de mais da Boavista e sem ser de Olhão , em seres frios e muito comedidos socialmente como parcela da burguesia educacionalmente sólida e com princípios do Bairro de Benfica em Lisboa . maximbombo empanado

8:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Comentários idiotas sobre Luanda e as suas gentes de um "pretenso" escritor, que até falam ser candidato ao "Prémio Nobel"!
Faria uma belíssima parelha com o outro! Enfim, Portugal é mesmo uma miséria no que se trata de "Artes & Letras" no Seculo XX! São tão bons como os políticos da Monarquia, I Républica, Ditadura e Nova Democracia! Ninguém fez nem faz nada para melhorar a educacão, saúde, justica e sobretudo o nível de vida do Povo! Mas os tachistas não faltam, como o Governador do Banco de Portugal que ganha mais do que o dos EUA!Somos práticamente o Brasil da Europa, com 20% dos portugueses detendo 80% da riquesa do País!

9:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home