sexta-feira, maio 20, 2005

A cegueira da imaginação

Que impedimento terá a nossa imaginação que pode inventar e criar todo o tipo de situações, tramas, enredos e até personagens, mas só as consegue localizar em lugares que já tenhamos visto antes? As imagens de lugares vistos no cinema ou em fotografias também contam, também se incluem na nossa memória. Mas para além disso é o vazio à espera de ser preenchido com novas imagens. Lembrei-me disto quando ouvi há dias o Jacinto Lucas Pires dizer que para escrever uma história, primeiro procura um lugar para ela. Gostava de ouvir outras opiniões sobre isto.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Então afinal não sou só eu!? Pensava que era eu que tinha falta de imaginação porque imaginava sempre as pessoas em lugares que conhecesse... afinal sou normal! :) Mas acho que é natural, somos influenciados por tudo o que nos rodeia. Mesmo que às vezes consigamos ser mesmo criativos, aquilo que julgamos criar não é mais do que uma mistura de várias outras coisas que já vimos antes. E isto é um bocado deprimente porque, se fosse mesmo sempre assim, nunca havia nada de novo... mas pronto, esta é a minha opinião...

12:07 da manhã  
Blogger Filipe said...

A excepção provável são os homens a quem chamamos visionários. Vêem para lá do real.

11:23 da manhã  
Blogger Graza said...

Experimentem fazer circulos com o vosso dedo em cima da mesa rodando para a direita, e com o pé direito no chão, fazer o mesmo, mas para a esquerda! Não dá pois não?
Não haverá em relação à criatividade, no nosso cérebro, alguma conflito desta natureza?

5:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home