sexta-feira, outubro 29, 2004

Déjà vu

"Esta sensação é conhecida por criar um estado de vivência repetida no indivíduo, a viver algo que já tinha vivido, a ver algo que já tinha visto, a dizer algo que já tinha dito exactamente nas mesmas circunstâncias às mesmas pessoas. É normal que esta sensação intrigue..."
Leio este texto no Blog do Conhecimento sobre um fenómeno que muito me intrigou também, sobretudo porque por vários vezes o experimentei em mim próprio.
Claro que na minha infinita ignorância, tentei, depois da segunda ou terceira ocorrência, encontrar um explicação (empírica, como é de esperar) que se baseou na constatação de que o fenómeno só ocorria - pelo menos comigo assim era - quando eu me encontrava bastante cansado, ou com muita falta de sono. Ora sendo estas as condições ideais para a ocorrência do fenómeno, deduzi que, devido ao meu estado de esgotamento físico, haveria provavelmente um pequeníssimo lapso de tempo entre as sensações reais - de lugares, pessoas, situações - que os sentidos percebiam, e a consciência que eu tomava deles. Será que é este estranho e ínfimo desfasamento que provoca a sensação de já ter vivido aquilo antes?

4 Comments:

Blogger Toix said...

Espero que tenhas lido o texto do teu colega. Eu sou só o paciente.

3:28 da tarde  
Blogger AS said...

Sempre haverá coisas que não têm explicação. Eu, que também sou só uma paciente, prefiro uma explicação mais esotérica... Mas eu sou uma doente sem remédio. ;)

9:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esse tal deja vu e realmente algo
que mexe com as pessoas, e tem que
ter uma explicaçao, nos sonhos ou quem sabe algumas coisas ja sao
predestinadas na nossa vida

10:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu vivi uma experiencia muito louco com relação a isso, todos os detalhaes das roupas espalhadas pela sala, a roupa que meu irmão usava.... O JOGO DE FUTEBOL QUE PASSAVA AO VIVO NA TV NAQUELA EXATAO MOMENTO, MEUS MOVIMENTOS... TUDO... EU FIQUEI PASMO SÓ REALIZANDO OS MOVIMENTOS, INDO AO BANHEIRO OLHAR-ME NO ESPELHO... TUDO!!!!

7:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home