domingo, julho 11, 2004

Ouguela


uma aldeia do interior Alentejano, com pouco mais de oitenta habitantes,
onde os cinco alunos da escola, junto com os seus profs, criaram o seu blog.
Bonito!
(PS: Depois de ler o comentário, obrigatório é lá ir.)

5 Comments:

Blogger antonio said...

Olá António!

Obrigado pela carinhosa mensagem no seu blog.

Em Ouguela procuramos que os mais novos e os mais velhos trabalhem em conjunto na recolha, estudo, valorização, divulgação e preservação da cultura propria desta aldeia tipicamente portuguesa, memória de uma Alentejo passado, mas sempre presente, e que queremos marque o seu lugar no futuro...
Nós acreditamos que entre O Caia, o Xévora e o Abrilongo há um mundo de magia, entre o sonho e a realidade. Há um ambiente e uma comunidade com vida, que merecem ser estudados e protegidos”.
Aqui, as populações sempre viveram em comunhão com a natureza, cultivando a terra, pescando nas águas límpidas dos rios e vivendo em equilíbrio com a natureza.
Aqui ainda vivem a Abetarda, o Sisão e o Grou. Aqui as Bogas e os Barbos ainda sobem o rio para desovarem e para se alimentarem. Aqui o vimieiro e o salgueiro ainda dão a matéria prima com que os mais velhos nos ensinam a construir galritos, cestos e todo o tipo de artesanato.
Aqui lembram-se as técnicas tradicionais de trabalhar a terra, “de dar e tirar” dela a subsistência de todo um povo. Lembram-se também as “Estórias”, as alegrias e tristezas e os saberes ancestrais que compõem a memória cultural de um povo.
Aqui, com o apoio de organizações ambientais como o GEDA de Campo Maior, procurámos criar espaços vivos para o convívio com a natureza e para a educação ambiental.
Aqui, em Ouguela, Degolados e Campo Maior, procurámos estudar as artes e os saberes ancestrais, fazendo deles o ponto de partida para os ensinamentos escolares. Desta forma, os alunos tornaram-se em construtores da sua própria aprendizagem e tomaram atitudes intervenientes na defesa da sua herança cultural e ambiental.
Juntos, estudámos a fauna e a flora locais, procurando contribuir para a preservação das espécies em vias de extinção; procedemos à colocação de ninhos e ao estudo das espécies existentes em redor da aldeia; promovemos a recolha, reutilização, e reciclagem do papel e de outros produtos; a redução da produção de resíduos provenientes do consumo das sociedades modernas; a necessidade de poupança de energia e de utilização de energias renováveis.
Em Ouguela e Degolados desenvolvemos actividades de educação ambiental e de intervenção comunitária que congregaram a escola e a comunidade, em particular os idosos, que participaram na construção da horta pedagógica, recuperando os saberes tradicionais e tornando-os parte integrante da formação cívica e cultural das novas gerações.
Com estas actividades procurámos, de igual modo, permitir a criação de espaços de troca, partilha e aprendizagem entre a escola e a comunidade, contribuindo para a criação de uma escola inclusiva e reforçando os laços e a identificação entre ambas as instituições.
De igual modo procurámos partilhar estas actividades com os nossos parceiros europeus da Grécia, Alemanha, Roménia, Suécia, Itália e Espanha, com os quais desenvolvemos o projecto “De mãos dadas por uma escola melhor” que pretende reforçar os laços entre as diversas instituições vivas da comunidade.
A Internet e a intercomunicação permitiram transmitir para além do horizonte a identidade desta comunidade, trazendo de volta mensagens de esperança que criaram uma verdadeira espiral de solidariedade para com o desejo deste povo de ver valorizada a sua existência quotidiana e de a ver reconhecida como conteúdo válido para a formação das suas futuras gerações.

9:22 da tarde  
Blogger Filipe said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

10:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Good design!
[url=http://drvimsun.com/nrxq/eqdw.html]My homepage[/url] | [url=http://nnppdhad.com/rwzd/ciga.html]Cool site[/url]

7:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nice site!
My homepage | Please visit

7:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Great work!
http://drvimsun.com/nrxq/eqdw.html | http://wfgxfvkx.com/ksbq/eoky.html

7:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home