segunda-feira, junho 28, 2004

The day after


As opiniões dos especialistas dividem-se. Mas ao ritmo a que é explorado actualmente o petróleo, não serão precisas muitas décadas mais para que se esgotem as reservas. Mais trinta anos, dizem uns. Talvez nem tanto, dizem outros mais pessimistas que vaticinam que dentro de dez a quinze anos se devem iniciar restrições ao consumo.
A recente invasão do Irak não terá sido alheia a estas previsões. Os EUA, os maiores consumidores de petróleo do planeta, passaram a controlar a extracção num dos locais de mais fácil e barata exploração e não é previsível que a abandonem nos anos mais próximos, por mais engenharia política que se invente na região. Quanto às reservas que mantêm no seu próprio território, servirão muito provavelmente como último recurso antes do esgotamento total.
Como sobreviverá então a Humanidade rica e desenvolvida, cuja vida depende totalmente do petróleo, quando este se acabar? E que será feito da outra que já hoje sobrevive abaixo de todos os níveis de miséria, dependendo directamente da "ajuda" internacional? Como sobreviveremos todos a um tal cenário?