quarta-feira, outubro 31, 2007

Lumière e Cª

41 directores de cinema realizaram cada um uma curta metragem usando a câmara original inventada pelos irmão Lumière. Os filmes foram montados logo ao serem rodados e sujeitos a três regras: Teriam que ter no máximo 52 segundos, não terem som síncrono e não mais que três planos. Bigas Luna, David Lynch, Spike Lee, Peter Greenaway, Costa –Gavras, Wim Wenders e Claude Lelouch são alguns deles.
Não perca, num ecran perto de si.

A princípio ri-me

mas depois também fiquei um pouco vexado. Não se faz!.

terça-feira, outubro 30, 2007

Escolinha de Xamissava

para lá da Catembe, do outro lado do rio Maputo, de visita a uma "escolinha" que é como aqui chamam aos jardins infantis. Apesar das cantiguinhas que as professoras lhes ensinam, estas crianças ainda não sabem falar português.

segunda-feira, outubro 29, 2007

Enquanto o lobo não vem


Yoani Sanchez, uma blogger cubana e corajosa. Desde Cuba .

É provável

"... diria mesmo, quase certo, que a ciência, tal como a conhecemos, venha, mais tarde ou mais cedo, a dar lugar a uma nova época de obscurantismo, com eventuais grupos de "empresas" ou "gurus" detentores únicos do conhecimento científico e tecnológico, secreto, que fornecerão os "telemóveis" e os "gadgets" de então, limitando-se o comum habitante do planeta ou talvez até, apenas uma pequena elite, a utilizá-los como objectos mágicos".

A Ciência Terá Limites?

Mais outro que não come a sopa toda

Ao melhor estilo Santana Lopes, Sarkozy também abandonou uma entrevista a meio.

quinta-feira, outubro 25, 2007

E estamos à espera de quê?

José Medeiros Ferreira, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal: Um dia contarei uma conversa com ele durante uma Assembleia Geral da ONU em 1976
sobre Joaquim Chissano e o prémio que este acaba de receber.

segunda-feira, outubro 22, 2007

Fama

Ultimamente não posso sair à rua que é isto.

sexta-feira, outubro 19, 2007

A avó e o neto

Hoje, na Namaacha, com os Médicos do Mundo.

quinta-feira, outubro 18, 2007

Cotton Club



Uma ideia acabadinha de nascer em Moçambique, e que pode ser tudo o que um homem quiser.

Pedido de divulgação

Imaginem um lugar onde se podem ler gratuitamente as obras de Machado de Assis, ou A Divina Comédia, ou ter acesso às melhores historinhas infantis de todos os tempos. Um lugar que lhe mostrasse também as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci, ou onde você pudesse escutar músicas em MP3 de alta qualidade. Pois esse lugar existe! O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta aceder o site:

www.dominiopublico.gov.br

Só de literatura portuguesa são 732 obras e estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desactivar o projecto por falta de uso, já que o número de acesso é muito baixo. Vamos tentar reverter esta desgraça, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.

post em memória dos meus amigos Martinho Cardoso, José Van Dunem e Ademar Valles


(clicar na imagem)

terça-feira, outubro 16, 2007

Angola é mossa


A expectativa e a curiosidade são grandes nesta casa com a estreia hoje do programa de Joaquim Furtado sobre a "Guerra Colonial" que, muito justamente, pode ser visto em simultâneo na RTP-África. Entretanto também se pode ler aqui um cheirinho da eterna polémica sobre a designação correcta da Guerra. Se se deve dizer Guerra Colonial, do Ultramar ou, como a designam os africanos, Guerra de Libertação. Já agora, para que os mais novos saibam, a designação corrente na época era "O Terrorismo". E ao ver isto, acho que bem podia ser utilizada pelos dois lados.

sexta-feira, outubro 12, 2007

Surrealismo fantástico

A Confraria do Bacalhau é um pretexto que os portugueses inventaram e espalharam por todo o mundo para se encontrarem, conversarem, matarem saudades e, obviamente, encherem a mula. No último jantar em Maputo, que reuniu portugueses de Moçambique e África do Sul, e para o qual tive a honra de ser convidado, durante aquela parte costumeira e chatíssima dos discursos, o pintor Malangatana, que era convidado de honra, parecia alheio a tudo à volta e ia fazendo desenhos no guardanapo.

Fantástico foi o desenho, e o gesto do artista que o doou depois, no final do jantar, para um leilão que se efectuou para angariar fundos para obras sociais.


(Sorte a minha de poder assistir as estas coisas... )

quinta-feira, outubro 11, 2007

terça-feira, outubro 09, 2007

A Pátria vista de longe

Nunca gostei muito de touradas

nem dos seus efeitos secundários. Parece que provocam o sono.
Ora vejam.

segunda-feira, outubro 08, 2007

Inhambane ontem



... e antes de ontem



as meninas de Inharrime


A caminho de Inhambane, em Inharrime, existe uma obra notável que merece ser conhecida. É o Centro Laura Vicuña, onde são acolhidas e estudam crianças orfãs, muitas delas apadrinhadas por famílias portuguesas.

a caminho de Inhambane

No Quissico, num bar de beira da estrada, com o patrão, a patroa e a filha.

quarta-feira, outubro 03, 2007

Os meninos moçambicanos

Este é o Paíto, um menino da Namaacha, que como muitos outros meninos moçambicanos, constrói os seus próprios brinquedos.
(para ampliar clic na imagem)

terça-feira, outubro 02, 2007

Hannes Coetzee


Genial, não percam!

Teaspoon slide guitar

segunda-feira, outubro 01, 2007

Marteladas no pé


Oráculo de fim de semana, o prof Marcelo,
mesmo quando se engana tem sempre razão.