quinta-feira, maio 31, 2007

Higuita, lembram-se?


Parece que o homem acabou mal, mas enquanto jogou foi genial.
Vale a pena ver.

sexta-feira, maio 25, 2007

Aceitei também por isso

quarta-feira, maio 23, 2007

Isto sim!

A Pide acabou há mais de 30 anos

mas a massa de que eram feitos os pides não acabou.

Para que se saiba, foi esta almôndega que suspendeu e instaurou um processo ao professor Fernando Charrua por este ter contado uma piada sobre o canudo do Sócrates.

Post pirateado no Instante Fatal

terça-feira, maio 22, 2007

é África, minha!

A batalha do Kruger.
Com uma dedicatória especial à tia Maria e ao Pai.

(Uma gentileza do meu amigo António Teixeira)

sábado, maio 19, 2007

"Tapa na pantera"


Já quase me tinha esquecido do meu messenger... que entretanto já está de novo instalado. Não tarda portanto que recomecem aqui as conversetas. O skype é que ainda vai ter que esperar.

sexta-feira, maio 18, 2007

Nelspruit Saloon


Ontem fui conhecer Nelspruit, que é a cidade Sul Africana aqui mais próxima e que é muito bonitinha e muito limpinha, e onde anda tudo de carro porque, segundo me dizem, não se pode pôr o pé na rua, sobretudo se se tiver um pézinho branquinho. De facto, na rua e nos saloons vi mais caras pálidas armados que num velho filme do oeste. Os índios, se andavam armados não vi, deviam estar todos escondidos atrás dos arbustos.

A minha querida mana

volta e meia descobre umas coisas engraçadas e depois mada-mas.
Esta é uma delas. Diz que é uma espécie de... Enciclopédia, elaborada por uns rapazes do Porto(sic). Vale a pena ver, e é sonoro.

segunda-feira, maio 14, 2007

Pemba vai ter que esperar!



Hoje eu tive um baque. Já me tinham dito que este país era enorme, e eu, com a ajuda do Google Earth, lembrei-me de sobrepôr este mapa ao mapa da Europa. Fiquei a saber que Maputo está tão distante de Pemba como o Algarve da Dinamarca. E ainda por cima no rio Zambeze não há ponte, passa-se de jangada, por vezes com uma espera de dias.

quarta-feira, maio 09, 2007

Eu sabia !

...eu sabia que havia praias assim, à sombra das casuarinas!

terça-feira, maio 08, 2007

E porque o Mundo não acaba

A lusofonia

Num simpósio sobre lusofonia a decorrer na Escola Portuguesa de Moçambique, a Tânia, aqui a trabalhar com a sua professora de História, vai esta tarde apresentar um trabalho sobre a sua comunidade de origem, uma comunidade muito religiosa de pescadores goeses da Catembe, que fica aqui do outro lado da baía de Maputo. Esse trabalho vai ser ilustrado com algumas fotografias minhas...



segunda-feira, maio 07, 2007

Um projecto brilhante

na aldeia de Mumemo
Ontem, domingo, a caminho de Marracuene, reencontrei o Alexandre de volta a um projecto que pensava estar parado. A construção de casas de taipa e terracota na aldeia de Mumemo, muito fresquinhas e por sinal muito bonitas. Felizmente continua!
Eu já o conhecia de casa de amigos em Maputo e foi uma grande alegria vê-lo, a ele e ao Paulo, de volta ao projecto.

(clic na imagem para conhecer a história)

O Alexandre, há cerca de um ano, no início da construção das casas da aldeia.

quarta-feira, maio 02, 2007

Um país doente...



Num texto de um brilhantíssimo pessimismo, a Clara Ferreira Alves dá o exemplo do António Barreto que disse que se tivesse cinquenta anos hoje se ia embora. Eu por acaso também acho que sim, que cinquenta anos é uma óptima idade para se emigrar. Ele, que já emigrou uma vez, melhor do que ninguém sabe do que fala. Já emigrou, mas infelizmente numa idade de grande imaturidade, o que redundou num regresso precipitado para ser ministro da Agricultura (!) nos gloriosos tempos dos governos de Mário Soares, lembram-se? Os mais novos não se lembrarão, mas ainda devem ter visto o seu nome escrito por aí nas paredes por causa da "Reforma Agrária". Hoje é natural que ande chateado, ou envergonhado, porque é à geração dele, àqueles que chegaram ao poder após 74, que cabe a inteira responsabilidade da condução o país desde então.