quarta-feira, agosto 31, 2005

Blog day

Numa primeira espreitadela a quem levou mais a sério este desafio, apenas fixei dois blogs. Café Lisboa e a Tasca da Cultura. Deste, destaquei um post que me surpreendeu pela ternura e pelo humor. As sugestões vêm de duas gerações diferentes, mas ambas da área da comunicação. A primeira é da Elvira, a segunda da Vera. Parabéns pelas escolhas e Merci!

Descobrir a pólvora

Maria João Pires


e a revolução das artes em Granada.

Um case study


Ler as palavras de Mário Soares há uns meses, e ler as que diz hoje, vai no futuro fazer parte dos estudos de "ciência política", na cadeira de Gerontologia.

terça-feira, agosto 30, 2005

Surpreendente

a história e as imagens da construção de um barco rabelo no rio Douro. Para ver neste blog que merece o nome que tem.

Blog day

É já amanhã, 31 de Agosto.

Imagens

Soares

gosta tanto do social-democrata mal amanhado que é José Sócrates como eu gosto de beterraba. Não suporta a ideia de ver este homem, que ele suspeita ser mais ou menos feito de "plasticina política", a liderar a sua preciosa "esquerda".
O problema é que esta esquerda, sempre que foi governo, nunca teve primeiros ministros capazes, só capatazes.

Adenda: Se quiserem ver como é que os ingleses chamam ao Soares, cliquem aqui ao lado na tradução que tem piada.

O retrato


O nosso professor Marcelo, na sua última conversa com a Ana Sousa Dias, referiu-se a um artigo que tinha lido na imprensa alemã onde se perguntava como é que um país que foi capaz de pôr de pé dez estádios de futebol num tão curto espaço de tempo, não conseguia agora fazer frente aos fogos florestais. E ele, sempre tão sábio, logo foi lucubrando que na questão dos estádios havia imensos interesses em jogo, muitos lobies, muita gente a ganhar dinheiro com aquilo e tal. Quanto ao negócio dos fogos e quem lucra com aquilo, népia, nem sequer uma palavrinha. Não lhe ocorreu nada.

Alegremente


Um bom exemplo, o estoicismo do Manel. Pode acontecer-lhe tudo que continua Alegre. Quanto ao outro, o avô da chamada democracia portuguesa, é também um bom exemplo, mas da amoralidade que se instalou na paróquia.

segunda-feira, agosto 29, 2005

Irresponsáveis


O Diário de Notícias, e sobretudo os directores das Alfândegas, se houvesse de facto responsáveis pela segurança no País, deviam levar um valente puxão de orelhas. As falhas que são denunciadas são graves, mas a sua divulgação pode ter consequências ainda mais graves. Será que não perceberam isso?

domingo, agosto 28, 2005

Encornados


Em Espanha hoje ganharam os touros.
Veja mais.

Dr. Talon

O médico espanhol é espertíssimo, não há caixa multibanco em que não tenha publicidade gratuita, o sacana. "Não se esqueça de levantar o dinheiro e do talon".

Azedar

Manuel Alegre escreve no Expresso que não acredita que o povo português tenha entrado num processo regressivo, como o daquelas tribos de que fala Levi-Strauss em Tristes Trópicos. "Um país não se suicida", diz ele. Pois eu não tenho tanta certeza disso. Trocámos as nossas pescas, a nossa agricultura, e tudo o mais que era o nosso ganha pão e a nossa dignidade, por uns cobres vindos da Europa para nos "modernizarmos", e afinal ficámos foi com uma rede de estradas e um porto gigantesco em Lisboa que desfigura completamente a cidade e que se tornou no principal porto da península Ibérica. A Espanha recebe e exporta os seus contentores pelo centro histórico da nossa capital, enquanto nós ficamos de mão estendida à porta a receber a gorjeta. Por tudo e por nada enchemos a boca com uma história de novecentos anos, mas não temos prespectivas para o futuro. Não temos nada para a troca a não ser o turismo e as praias. Podiamos aproveitar, agora que já ardeu quase tudo, para terraplanar e betonar o resto que falta e transformar isto num imenso parque de estacionamento para os turistas. Talvez os países não se suicidem mas tenham um prazo de validade. Este começa a azedar.

sábado, agosto 27, 2005

É bom não esquecer

que foi esta sumidade que deu uma televisão à Igreja,
que agora vai parar à mão dos espanhóis.

Beaujolais


Quando nos anos 60 o marketing e a publicidade estavam longe de ser o que são hoje, o vinho de Beaujolais era um vinho quase desconhecido produzido por meia dúzia de vinhateiros de Belleville. Curiosamente, foi o general de Gaulle, que era avesso a dar entrevistas e mais ainda a falar de si próprio, que deu o pontapé de saída para a fama que o vinho tem hoje. Numa das raras entrevistas que concedeu, já no fim da conversa, o jornalista lembrou-se de lhe perguntar, sendo a França um país famoso no estrangeiro também pela qualidade dos seus vinhos, se havia algum da sua preferência. De Gaulle tinha estado há pouco tempo na região e lembrou-se "d'un petit coup de Beaujolais" que lhe tinham dado a provar. Não foi preciso mais! Logo toda a imprensa se referiu a isso, e deu-se o "boom". Hoje não há ali um metro quadrado onde não esteja plantada uma vinha. Entretanto, as notícias mais recentes não parecem lá muito animadoras...

sexta-feira, agosto 26, 2005

No creo en bruxas

pero que las hay...
Uma experiência de percepção extra-sensorial.
(dica do Mocho)

Reprise


Tenho-me esquecido de deixar de fumar.
(sonoro)

nas Ilhas

há coisas únicas. Nos Açores é o Café Sport,
na Madeira a Livraria Esperança.

Afinal

quinta-feira, agosto 25, 2005

Toma!


Claro que esta não podia deixar
de ser uma das heroínas da Rititi.

Tá certo!

Soube agora que em Viana do Castelo há um Centro Comercial Capitães de Abril. Não me espanta. Em Fátima há muito que há um Snack Bar João Paulo II, uma das minhas bandas preferidas eram Os netos do Agostinho, e o meu Pub de muitas noites chamava-se Cirrose.

Parabéns!

Um dos meus blogs preferidos, o Blogame mucho, fez ontem dois anos. O mais que posso dizer é que continua igual a si próprio (e o Gabriel Alves não diria melhor). Um abraço à Lolita e outro ao Besugo, que do Alonso não dou notícia, parece que não tem jogado ultimamente.

Os fogos

"A maior parte da madeira usada pelas celuloses para produzir pasta de papel pode ser utilizada após a passagem do fogo sem grandes perdas de qualidade. No entanto, os madeireiros pagam um terço do valor aos produtores florestais.Quem ganha com o negócio?"
A indústria dos incêndios. (José Gomes Ferreira)

quarta-feira, agosto 24, 2005

Cavaco avança

mas não é já.

Chamem-lhe parvo! Com este fogaréu que anda praí, ainda pegava fogo também.

terça-feira, agosto 23, 2005

em Gaza


Os Palestinianos vão ter que construir as suas próprias casas...
leio entretanto aqui que estas foram destruídas a pedido da autoridade Palestiniana.

No caso dos incêndios

"O estado central tem-se concentrado no problema do combate aos incêndios, um problema que devia ser resolvido pelos proprietários, porque eles são ao mesmo tempo os principais beneficiários desse combate e os principais responsáveis pelo problema."
Blasfémias

Raízes

"Essas raízes nunca mergulharão noutra terra"
dizia a feiticeira nas margens do Cunene

Na Cela, em Angola, inicialmente chamado de Colonato Europeu, e onde eu vivi parte da minha infância, lembro-me de ter visto túmulos indígenas serem profanados e da indignação do meu Pai perante a facilidade e a impunidade com que muitos brancos preferiam ir ali buscar lajes de pedra para construirem as suas casas do que ter que as ir arrancar às pedreiras. Cresci com a convicção de que um dia, gestos como este seriam castigados, e dificilmente perdoados.

Os limites

Teremos nós atingido os limites da competência? Eu cá por mim não voto, nem vou votar. É o meu protesto. E se mais fossemos, muitos mais, a fazer o mesmo, talvez se concretizassem um dia as profecias do nosso Nostradamus Ibérico. Malgré lui!

o Balancé

Com tantos "balanços" que se fazem, praqui e prali, não há perigo desta merda cair de vez?

segunda-feira, agosto 22, 2005

Newton


devia estar a sonhar com a prima e Deus castigou-o.
As coisas caem porque "Ele" está puxando por elas.

Um espanto!


O céu por cima do avião vai ficando negro
como o fundo do mar... (Para ver mais)

adjectivos

Pidesco, picaresco, burlesco, só nos faltava mais este para terminar em grande. Dantesco!

domingo, agosto 21, 2005

Alguma novidade?

Erotic images that "turn you on", can turn you blind.

A palavra puta


produz muitos efeitos, que vão da excitação à ofensa.
Onde isso mexe nas mulheres? (Eliana Calligaris/psicanalista)

Um saralho do Carrilho

Assistindo às suas prestações na campanha, começo a acreditar nos que diziam que o único trunfo que o gajo tinha era a mulher. (E agora também o strunfinho do filho).

Excelente

o retrato de Pedro Mexia este sábado na Grande Reportagem.
"A comédia nasce dos nossos fracassos e não dos nossos sucessos".

sábado, agosto 20, 2005

sobre a língua

"Toda língua é invadida e, como mulher, fecundada. De vez em quando a nossa leva na bunda, mas nada que, lavada, não fique novinha."
vale a leitura: Millôr Fernandes sobre a língua portuguesa.
ainda respigado do Aviz, antes do passamento.

A Mãe

Cindy Sheehan
perdeu o filho no Irak e iniciou uma vigília de protesto à porta do rancho de G.W.Bush até que seja recebida e lhe dêem explicações sobre a guerra. Em vão.

Eu não dizia?


Isto está mesmo tudo ligado... mas se calhar não tem cura!

sexta-feira, agosto 19, 2005

Calamidade o fogo?

Qual quê! Calamidade são os empreiteiros e autarcas associados.
link

Aluga-se

O Aviz acabou e deixou-me ali uma gaveta vaga.

o novo Papa


aqui numa piscadela de olho ao mundo mussulmano.

O senhor Diniz


é o melhor mecânico de Lisboa, mais exactamente de Caselas. Nas horas vagas recupera carros antigos, que no caso do meu, já não deve faltar muito.

Também


ler para quê? Eu acho que ela sabe-a toda.
link

Parabéns à prima

Na lista dos 100 blogs com maior audiência o Gato Fedorento ocupa um honroso 64º lugar e o Abrupto o 72º. Em 1º lugar, desde sempre, o Boing-Boing.

Liga Betadine?


Agora é que vai ser limpinho, directamente de Gibraltar, dinheirinho fresquinho e lavadinho para a malta da bola.
notícias na TSF e no DN.

Animem-se Portugueses!

que apesar do "buraco" ser fundo ainda não têm terra por cima.

quarta-feira, agosto 17, 2005

ó pra ele


aqui todo chateado com a bujarrona.

auto retrato

na ria Formosa

que ainda estou para perceber por que raio lhe chamam assim.

Quino


e os vídeos da Mafalda

Aero delírio


O blog de um piloto da Air France - Zepyaf
e as fotos feitas a partir do cockpit de um Air Bus.

terça-feira, agosto 16, 2005

em Cacela


na contra-costa, uma praia quase deserta,


não fosse a presença destes dois mastronsos,
meus companheiros de vela.


Junto ao porto de Vila Real de Santo António, o senhor Paulino, um poeta popular e analfabeto vai fazendo pela vida "impingindo" aos turistas a sua edição de autor. Mas numa rápida olhada se percebe que não é poeta quem quer, e que o Aleixo é irrepetível.

em Ayamonte

um homem estátua em vez de tocar o sino quando lhe dão uma moeda, oferece rebuçados às crianças. Bonito!


O Titã (clic nas imagens)

Tit? Posted by Picasa
O Francisco (aqui ao leme na companhia da filha) tem um estaleiro de barcos de pesca na Fuzeta e ganha as regatas todas aos espanhois que nesta época regateiam entre o Algarve e a Andaluzia. O espantoso é que, enquanto os espanhois se apresentam com grandes bombas das melhores fábricas, o Titã foi inteiramente desenhado e construído por ele próprio. Esta é que era uma medalha bem atribuída, e era pouco.


Posted by Picasa

terça-feira, agosto 09, 2005

Lembrem-se

segunda-feira, agosto 08, 2005

Well come back!

a Costa da Caparica


um dia vai ser assim, quando alguém "com tomates" se lembrar de parar com a construção em Lisboa. Uma cidade nova irá crescer à beira mar entre a Costa e a lagoa de Albufeira.

sexta-feira, agosto 05, 2005

Ao largo


o blog que me faltava. Do mar alto, claro!
blog aularge, o relato de bordo na regata Fastnet.

Se isto é verdade

se isto é exactamente assim, então este povo de merda tem exactamente aquilo que merece. "... é a lei que o diz. A lei que também autoriza os gestores públicos a estabelecerem os seus próprios salários."

e esse afecto mantém-se?

"Quem, como eu, se habitou a admirar e a estimar com verdadeiro afecto uma pessoa como Mário Soares não pode deixar de ficar chocado com a ligeireza com que ele afastou do caminho das suas novas ambições presidenciais um amigo de sempre, como se este fosse um trapo velho e imprestável." Vicente Jorge Silva hoje no DN.
Como alguém escreveu, Soares não tem princípios, só tem fins.

Quem é o responsável?


(foto DN-Paulo Cunha/Lusa)
Esta casa não estava capinada em volta. De quem é a culpa? Do governo, da proteção civil, da autarquia ou dos donos da casa?

quinta-feira, agosto 04, 2005

clic na imagem


(dica de azenhas do mar)

A escrita em dia

e as primeiras leituras: Ainda em viagem, o artigo de João Pereira Coutinho no Expresso de sábado passado, que quase vem dar razão ao Vicente Jorge Silva e à sua tese da "geração rasca", não fosse este se ter enganado quanto às gerações. Os posts de JG, a começar pela história de Dom Perignon, esse santo padre, que não podia ser mais oportuna. Com este estio! As dicas imperdíveis da Elvira, claro, e a sua lista de links que eu só espero que ela um dia não comece a cobrar. Ainda a história do funeral do coitado do brasileiro no mínimo. Por fim, uma passagem a correr pelo mentidero nacional, começando pelo bde e acabando mais à direita, mas rapidinho, que isto no fundo no fundo não muda nada, no passa nada!.

Venga!

Después de algunos dias velejando pelo sul de Espanha, além de estar a cambiar de pele, estou também a cambiar de ideias. Não sei se nas próximas presidenciales não irei votar no Juan Carlos. Olé!