terça-feira, novembro 30, 2004

Até que enfim, pá!


Venha daí um abraço!

The best...


desenhos da Vitriólica.
(Chauvinistas abstenham-se)

Orgasmo Carlos


Ena Pá 2000 hoje à noite no Paradise Garage.
Manuel João Vieira diz que o concerto "reunirá as melhores memórias que temos da nossa carreira - acima de tudo as bebedeiras, os hotéis destruídos e as noites passadas na esquadra". Não perquem!

segunda-feira, novembro 29, 2004

Não há quem


desligue a merda da porra da incubadora?

domingo, novembro 28, 2004

Why do we dream?


"The most honest answer is that we do not yet know
the function or functions of dreaming."

Voto secreto?

No Congresso do PCP a votação foi feita à porta fechada, longe dos olhares críticos dos "cogumelos venenosos". Mas porque será que os votantes, antes de votarem moderna e electronicamente, tinham que se registar no computador com a sua identificação pessoal? Houve quem achasse estranho.

sexta-feira, novembro 26, 2004

Durante cinco dias


"maconheiros do mundo inteiro fumam, vaporizam e inalam dezenas de tipos de erva para eleger a melhor".
Se eu entretanto não disser nada nos próximos dias, no mínimo não dei com o caminho de casa.



O Professor


diz que vamos continuar a empobrecer até 2006 e defende a aposta na exportação dos nossos bens...
Pois eu acho que deviamos exportar era os nossos males.

Este jogo vai tornar-se célebre


"É por muitos conhecido pelo jogo das escondidas, e consiste em todos os não eleitos fecharem os olhos por tempo indeterminado e quando os abrirem tentarem encontrar o membro..."


quinta-feira, novembro 25, 2004

Perspicaz


esta menina. Diz ela que se diverte muito com um dos desportos favoritos dos portugueses que é, na estrada, fazerem sinais de luzes uns aos outros para assinalarem a presença das Brigadas de Trânsito. Mas sugere que se faça ao contrário, quando não há polícia. Acho uma brilhantíssima ideia!

quarta-feira, novembro 24, 2004

Repintar a História

Faztudo

era soldado maqueiro e estava preso. Junto com desertores e com outros que eram verdadeiros bandidos, ele estava ali regularmente e sempre pela mesma razão. É que sempre que recebia o Pré, com uns tostões no bolso, corria à cantina apanhar uma monumental bebedeira, e depois de recuperar do coma alcoólico na enfermaria, ia directamente para a prisão sem passar pela partida.
Mas a cadeia não era sítio para se descansar. Todas as manhãs, acompanhados por uma guarda armada, os presos saíam para o campo para uma espécie de trabalhos forçados. Naquele dia a tarefa designada pelo comandante era limpar à mão uma grande área de terreno que tinha sido desmatada e onde enormes troncos jaziam espalhados. Os homens lá iam rebolando e arrastando os pesados troncos conforme podiam, contando histórias entre eles e maldizendo a sorte. Entretanto numa pausa, discutiam acerca de um filme recente que tinham visto, sobre o Hécules ou Sansão e Dalila, um desses filmes bíblicos que foram moda, e eles achavam que "se um daqueles antigos viesse aqui, pegava num tronco destes sozinho, levantava e atirava para longe..." Que capacidades teriam esses antigos para pegar em pesos descomunais como se fossem caixas de cartão? Era estranho de facto... até que depois de um silêncio, o Faztudo concluiu: "É que eles não tinham o conhecimento do peso".
(Bié - 1972)


Photo-shop


Converti-me ao digital. Filosoficamente estou satisfeito,
como fotógrafo acho que é sempre bom conhecer os Clássicos.

segunda-feira, novembro 22, 2004

"Dispatches from a life in conflict"


Kevin Sites, o repórter que filmou a morte na mesquita de Fallujah, tem um blog com imagens e onde fala da sua experiência no Irak.
"It's time you to have the facts from me, in my own words, about what I saw.".


Democracia é mandar eu, ditadura é mandares tu!


O que disse Guilherme Silva sobre a Alta Autoridade para a Comunicação Social, e pensam também os seus acólitos, não é em nada diferente do que fez Savimbi ao não ter aceite as eleições em Angola ou o que dizem os gajos do futebol, que só aceitam as decisões dos árbitros quando estas lhes são favoráveis.

domingo, novembro 21, 2004

À deriva


"If the French all leave, I will have no job."
Mais um país africano que parte à deriva.

sábado, novembro 20, 2004

Ser tolerante

implica tolerar a intolerância?

sexta-feira, novembro 19, 2004

Já se sentem os sinais

O Homem sempre precisou de uma estrelinha no horizonte para o fazer avançar. Sempre assim foi, e provavelmente sempre assim será. E alguém que queira explicar isto que explique. O problema é que quem lá põe as estrelinhas - que já foram várias ao longo da História - ou delas se tem apoderado, mais tarde ou mais cedo acaba por desencadear a barbárie. Assim tem sido sempre. Foi com o Cristianismo, que desembocou no Santo Ofício, em que quem não acreditava ia direitinho para a fogueira. Foi a Revolução Francesa que também provocou a carnificina que se sabe. E mais recentemente o Nazismo, o Comunismo e o fundamentalismo Islâmico. Tudo estrelas no horizonte dos homens que acabaram por levá-los às maiores barbaridades.
Hoje, no chamado Mundo Ocidental que acaba por ser todo o Mundo, a estrelinha magnética é o dinheiro, e a sua religião a Economia de Mercado, que como todos os totalitarismos, também irá acabar mal.

E que tal uns açoites?


Soares não se tem poupado nos puxões de orelhas
a estes palermas. Pena é, que aquilo a que faz apelo
não exista em Portugal. Consciência colectiva.
(aqui uma visão psicológica)

quinta-feira, novembro 18, 2004

O cabo Gericota

era um mulato pequenino e sorridente, enfermeiro naquele destacamento militar. Uma manhã, ao içar da bandeira, exibição diária aos indígenas da soberania portuguesa, coube-lhe a ele ficar junto do mastro - um enorme tronco de eucalipto polido e espetado no meio do terreiro que servia de parada - e iça-la ao toque da corneta. Com os soldados perfilados em volta e em continência, não tinha a bandeira subido ainda um metro ou dois, e eis que o Gericota larga o fio e a bandeira, e se abraça firmemente ao poste abrindo as pernas e gritando para os outros: Fujam, fujam que esta merda vai cair!
Todos olhámos para cima e de repente, era cada um para seu lado em debandada geral, enquanto ele, num esforço hercúleo, tentava evitar o desastre. Só uns segundos depois percebemos que eram as nuvens baixas que passavam velozes por cima que davam a ideia da queda. Mas o corajoso cabo lá se aguentava com o seu sangue frio a segurar o mastro até que se apercebeu envergonhado da risota geral.
Calucinga 1971

O cinismo de Deus


Os Luxemburgueses têm um salário mínimo 5x superior
ao nosso, mas são uns merdas, não sabem jogar futebol.

quarta-feira, novembro 17, 2004

O Astral

"E agora não é (verdadeiramente) jornalista quem quer, aquilo é trabalho para valentes, outra vez. A minha solidariedade para com os resistentes."

Hoje

que é dia do não fumador, enrolem uma broca
e divirtam-se! ( o som é imprescindível )

dica de estranhos desejos

A teimosia


como alternativa à inteligência.

A volta ao Mundo

Felix & Contente


Ambição não é tudo em política, é preciso
saber o que fazer com essa ambição. (M.Soares)

terça-feira, novembro 16, 2004

segunda-feira, novembro 15, 2004

A Humanidade

erigiu no Irak, há dez mil anos, a primeira cidade. Hoje...

Hoje


depois da meia-noite, no GNT,
o melhor toquechou de língua portuguesa.

Encontros do acaso

"Um cientista

é uma eterna criança que não cedeu ao convencionalismo da vida de adulto". Esta frase respiguei-a neste blog de nome enganador.

domingo, novembro 14, 2004

Humor negro e salitre

No Mau tempo no Canil compara-se a Póvoa do Varzim com Quarteira e, num comentário quiçá desajustado, acrescentei eu que um Tsunami resolveria o problema. Não conheço a primeira, mas quanto à segunda, não serão precisas muitas décadas para que grande parte daquele cimento todo, feito com areia mal dessalinizada, se começe a desagregar.

Bem vinda


de um blog muito simpático, leio uma resposta direitinha a um post que tenho aí para baixo sobre o anonimato dos blogs. Gostei de ler a sua opinião e fico contente por ter encontrado pertinência suficiente para "transgredir as suas convicções". E já agora, que tenha piscado o olho aqui para este lado.

sábado, novembro 13, 2004

un jour ou l'autre

sexta-feira, novembro 12, 2004

O circo de Barcelos


ainda agora começou e o palhaço rico já está a ficar afónico. Aquilo ainda vai acabar em play-back... ou então com o macaco Adriano a fazer tradução simultânea em linguagem gestual. Entretanto a boutade da noite foi: "Cavaco Silva gosta tanto do partido quanto o partido gosta dele."

Fotos

da volta ao mundo em solitário.

...e os comentários em Mon Vendée Blog.

Ganda rês!


"...as atenções estarão centradas, acima de tudo, em Pedro Santana Lopes, um homem deste tempo novo. A sua mais-valia é ser um entre iguais, ser humano; é o cidadão comum rever-se nele, nas virtudes e nos defeitos..."
No blog de esquerda diz-se que este, a única qualidade que reconhece a PSL para o cargo é o facto de ser humano. E então? Se há quadrúpedes que trabalham, porque não pode um bípede terráqueo ser primeiro ministro?
Que não lhe seque a língua de tanto lamber as botas.

Blog anónimo?

Depois do meu segundo encontro ao vivo com outros bloggers, dou por mim a questionar-me sobre as vantagens e desvantagens destes encontros. Não é que seja desinteressante conhecer alguns e algumas, bem pelo contrário. Mas pergunto-me se, depois de conhecer alguns dos que visito, e sobretudo os que me visitam a mim, se isso não condiciona o que aqui vou pondo dia a dia. Se às tantas não estarei a mandar recados para este ou para aquela, ou preocupado à partida com o que irão pensar sobre determinado post. Acho que este condicionalismo talvez retire um pouco de mistério e espontaneidade que os blogs devem ter. Entretanto..."vou continuar a procurar a minha forma o meu lugar, porque até aqui não sei..."

À espera da bomba

A Câmara Municipal de Lisboa corre sério risco de ir à falência. Isto por causa de uns largos hectares de terreno, às portas da cidade, que foram expropriados há uns anos, por alegado interesse público, e hoje, depois de loteados e urbanizados estão no mercado ao preço que se imagina. Os antigos donos, que receberam por eles o preço da uva mijona, hoje reclamam-nos em tribunal aos preços actuais, e são milhões. Vai ser bonito!

quarta-feira, novembro 10, 2004

"Ao contrário dos jornais

que se vêm, os blogues pressentem-se, como um tremor de terra. Ao contrário dos jornais, neles os seus escritos ficam. Ao contrário dos jornais, os seus leitores são também escritores. Por isso se tornam uma obsessão para quem quer mandar, fazendo obedecer".
A revolta das palavras.

Malucos do mar


Para quem não sabe, estes solitários da volta ao mundo estão hoje, durante todo o dia, a passar aqui ao largo da nossa costa.
Esperemos que o nosso Paulinho do Mar não se lembre, em busca de protagonismo, de fazer mais uma das suas.
(Pour suivre les traces...)

Lost & found


Não perca esta belíssima viagem na América profunda.
Agradecimentos pela dica a este blog.

terça-feira, novembro 09, 2004

Encontros

Como rescaldo (provisório) da minha ida a Beja, deixo aqui apenas dois registos, que a separa-los só têm o Tempo, esse grande escultor.
Um é este e outro este.

Talento é vingança dos feios

O nosso amigo Besugo parece que também não gostou muito da telegenia do Nuno Artur Silva. Ele até não é assim tão tosco, coitado, experimentem perguntar a opinião à Mãe dele.

O paradoxo moderno

(post repescado)
A lei de Parkinson (não tem nada a ver com a doença do mesmo nome) diz que quanto mais uma empresa cresce, mais ela contrata pessoas medíocres e super bem pagas. Porquê?
Simplesmente porque os quadros instalados querem evitar a concorrência. A melhor maneira de evitar rivais perigosos consiste em contratar incompetentes. A melhor maneira de suprimir neles toda a veleidade de "fazer ondas" é pagar-lhes muito bem. Assim as castas dirigentes estão seguras de uma tranquilidade permanente.
Segundo a lei de Parkinson, todos aqueles que têm ideias, sugestões originais ou o desejo de melhorar as regras da casa serão sistematicamente rejeitados.
Eis um paradoxo moderno, quanto mais a empresa cresce, mais ela será antiga, mais ela entrará num processo de rejeição dos seus elementos dinâmicos e mais baratos, para substitui-los por elementos arcaicos e onerosos. E tudo em nome da tranquilidade da colectividade.

O eixo do pecado

Um bom exemplo de uma crítica que poderia dar frutos.
"Fica-me a sensação de que a Clara Ferreira Alves, apesar de parecer sempre sob o efeito duma violenta pedrada cosmopolita, ainda marchava."

E haverá comes e bebes?

A Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação promove um colóquio, no próximo dia 9 de Novembro, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, em Lisboa, sobre A Liberdade de Expressão na Internet. Entre outros, lá estará Pacheco Pereira.

segunda-feira, novembro 08, 2004

A caminho de Beja


pocaterra pocaterra pocaterra...


encontro com Nikonman e outros blogers na praça da República


aqui se percebe porque o Blog do Alex tem estado em banho Maria...


Internet para as domésticas já? tá bem, abelha!


Paulo Querido falando do vento lá fora a um bloger tão discreto quanto interessante.


Aliciante e inesquecível introdução às hostilidades


Paulo Querido e Luís Ene, autores de um best-seller sobre blogs, ao saberem do interesse de Spielberg na sua adaptação ao cinema.
PS: Peço desculpa por não ter conseguido ter aqui toda a gente, o vinho era bom demais... mas não me vou esquecer. Um abraço a todos.

domingo, novembro 07, 2004

Sou um piegas


eu sei. Mas não pude resistir e roubei esta foto nesta Kitanda.

Não posso sair da toca

que o meu sitemeter dispara. E então quando há gajas...
Desde que vim do encontro de Beja que as audiências não param de subir.
Será isto a fama, finalmente? Parece que se passou algo de semelhante quando o Luís Ene disse que gostava de Rabo. Eu não fui tão longe, ou tão explícito.

O mal nos eixos

Gostei bastante daquela tertúlia, acho que tem pernas para andar... desde que não mordam muito as canelas ao Balsemão, claro. Lembram-se do João Carreira Bom que foi despedido porque no Expresso desancou a Sic?
(sobre o novo programa "O eixo do mal" na Sic Notícias)

O último snob


"não posso dizer muito bem que sou o autor dos livros, parece que eles estavam ali à espera..." Oriundo de uma família de príncipes, como infelizmente temos poucas, António Lobo Antunes é um escritor genial...

Os milagres existem

até que a ciência os explique. Tal como um vírus se vai transmutando e fugindo para a frente, a imaginação humana é imparável e persegue o fascínio do mistério.

sexta-feira, novembro 05, 2004

Music and the Brain

Al-Mussarada

Corda aos sapatos a caminho de Beja...
É já amanhã o encontro blogueiro.
O anfitrião.

quinta-feira, novembro 04, 2004

ex-Director do DN

Fernando Lima está admirado. "Não sei porque fui demitido!".
Saberá porque foi admitido?

quarta-feira, novembro 03, 2004

Democracia é isto mesmo

O voto de um burro vale o mesmo que o de outro animal qualquer.

Estou que nem posso


E fazem-me eles acordar a esta hora pra isto...
Não sei se desate aos coices se vá acordar
o homem da tasca ali na esquina.

terça-feira, novembro 02, 2004

Para lá do Marão...

A musicalidade dos chocalhos, quase em surdina, esculpe o silêncio na paisagem. Ao longe, é o sino de uma igreja que me acorda...
Ali, onde os homens parecem falar galego e as mulheres sorriem com olhos claros e faces rosadas, a vida decorre ao ritmo da natureza. Em paz.